Pular para o conteúdo

Blog

Por que fazer acupuntura na gestação?

Saúde - 20/12

5 motivos para fazer acupuntura durante a gestação.

 

A gravidez é um período de muitas emoções e mudanças na vida de uma mulher. Porém, nem sempre essas mudanças são confortáveis, pois na maior parte das vezes pode trazer dores, inchaços e desconfortos. Tomar um remédio para esses sintomas pode ser perigoso durante a gestação, portanto métodos alternativos podem ajudar. Conheça cinco motivos para fazer sessões de acupuntura na gravidez no texto abaixo!

 

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste em estimular pontos específicos pelo corpo com agulhas para liberar enzimas do próprio corpo e ele próprio se curar e aliviar as dores. Hoje a acupuntura é amplamente difundida, sendo reconhecida como uma terapia com efeitos comprovados.

 

Na gravidez, a acupuntura pode ser feita e é recomendada, mas com cautela. O corpo nessa fase está cheio de mudanças químicas acontecendo, portanto, a acupuntura deve ser aplicada evitando pontos mais estratégicos como o útero por exemplo, para que não se torne prejudicial nem para a mãe, nem para o bebê

 

1 – Melhora nas dores lombares e desconfortos em geral

Quanto mais avançada a gestação está, mais pesada a barriga fica. Isso significa que as costas e a lombar sofrem um pouco para se adaptar a esse novo corpo. A acupuntura pode ser uma aliada muito importante para tratar essas dores, já que não utiliza nenhum remédio que pode ser prejudicial ao bebê, e traz resultados significativos. Além disso, problemas como enjoos, prisão de ventre, cólicas também são aliviados com o uso da acupuntura.

 

2- Adeus aos inchaços

Reclamação recorrente das futuras mamães, o inchaço nas pernas e pés no fim do dia, que pioram drasticamente no fim do período da gestação, é um incômodo bem grande. A acupuntura age na circulação e ajuda a prevenir e aliviar esse típico problema da gravidez.

 

3 – Ajuda na hora do parto

O bebê não está na posição correta para nascer de parto normal? A acupuntura pode ajudar até nisso. As ‘espetadinhas’, utilizadas em comunhão com outras técnicas da medicina chinesa, podem estimular o bebê dentro do útero a se movimentar para a posição de encaixe. Além disso, a acupuntura também auxilia a mulher a entrar em trabalho de parto. Em trabalhos de parto mais lentos, com demora para ter contrações e dilatação, a técnica pode ser de muita ajuda já que as agulhas amadurecem o colo do útero e dão um empurrãozinho para que o nascimento comece a acontecer.

 

4 – Amamentação

Aqui, a acupuntura entra para melhorar sintomas relacionados ao nervosismo e a ansiedade que acomete a mãe no puerpério – período que sucede o nascimento do bebê. Todos esses sintomas podem prejudicar a produção de leite e dificultar a amamentação. A acupuntura pode auxiliar na melhora dessa ansiedade, reestabilizando a energia corporal e ajudando a mãe nesse desafio de amamentar.

 

5 – Até o bebê pode!

Sim, existem acupunturistas especializados em recém-nascidos e, tomando todos os cuidados necessários, a técnica pode auxiliar bebês mais irritadiços, que tem dificuldade para dormir, ou até com as dores de barriga e cólicas que são normais nas crianças. A técnica precisa ser feita por profissionais especializados em bebês e, quando aplicada com sucesso, ajuda muito nos primeiros meses de adaptação da criança ao novo mundo.

As vantagens são inúmeras e vale muito a penas acrescentar a acupuntura ao seu pré-natal e cuidados pós-parto. Porém, como todo e qualquer procedimento a ser feito nessa época da vida, é muito importante procurar profissionais especializados que estejam familiarizados com todas os detalhes de uma gestação e que também possam orientar e tirar as dúvidas sobre o assunto.

 

Ficou interessada em acupuntura na gestação? Aqui na Wishes nossos profissionais são especialistas no assunto e podem te ajudar nesse momento tão especial. Agende uma avaliação gratuita conosco!

 

Cadastre-se para receber as novidades:

Agende sua avaliação gratuita

Mensagem enviada
com sucesso!


Obrigado por se cadastrar para uma avaliação.

Em breve retornaremos seu contato.

Chamar no WhatsApp